O Procon Contagem, órgão da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, firmou termo de cooperação com escolas particulares para que concedam um desconto, de no mínimo 10%, de forma linear, aos estudantes matriculados no ano letivo de 2021.
O termo é válido enquanto durar exclusivamente o ensino remoto, sendo que o desconto iniciará a partir do mês de abril.
De acordo com a Superintendente do Procon, Silvania Silva dos Santos, o termo de cooperação não é obrigatório a todas as escolas particulares. “Esse termo foi realizado devido à grande procura de pais neste período pandêmico em busca de descontos nas mensalidades. Esse termo tem como objetivo harmonizar a relação de consumo existente entre a instituição de ensino e responsáveis financeiros no contrato educacional”, disse.
Escolas interessadas em aderir ao termo devem entrar em contato pelo e-mail: procon@contagem.mg.gov.br
O termo
O cooperador assume a obrigação de estabelecer condições entre si para harmonizar a relação de consumo existente entre a instituição de ensino e responsáveis financeiros no contrato de educação celebrado, devendo conceder um abatimento de no mínimo 10% de forma linear aos alunos matriculados no ano letivo de 2021. O desconto ocorrerá enquanto durar exclusivamente o ensino remoto condicionado ao pagamento em dia das mensalidades. O desconto somente poderá ser aplicado a partir do mês de abril de 2021.
O termo de cooperação não abarca as aulas do ensino híbrido. Na hipótese de, opcionalmente, o responsável/aluno optar por manter exclusivamente o ensino remoto, o mesmo não terá direito ao desconto firmado neste termo. Ressalta-se que o desconto firmado não será cumulativo a outros descontos já previstos em contratos individuais. O abatimento será aplicado automaticamente na emissão dos boletos.
Atendimento Procon
Em razão do disposto na Portaria nº 007, de 17 de março de 2021, o órgão está com o atendimento presencial suspenso temporariamente. O atendimento está sendo realizado pelo e-mail procon@contagem.mg.gov.br e pelos formulários on-line disponíveis no portal do Procon